PRESIDENTE CONTA

“Advogado é agente da transformação”, diz presidente CFOAB na posse de PE
Postado em: 17/02/2016
Recife (PE) – O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, empossou nesta segunda-feira (15) a nova diretoria da Seccional de Pernambuco. Centenas de advogados prestigiaram a cerimônia, que marcou também a posse dos conselheiros estaduais e da Caixa de Assistência dos Advogados.

“Uma vez perguntaram a Pablo Neruda qual seria a coisa mais importante do mundo. Achei a resposta extraordinária. Respondeu o poeta: tratar de que o mundo seja digno para todas as vidas humanas e não só apenas para alguns. Este é o papel do advogado também. Somos agentes de transformação social e por isso nos orgulhamos tanto da nossa instituição e da nossa profissão”, afirmou Lamachia.

O presidente do Conselho Federal também elogiou e saudou a nova diretoria de Pernambuco, formada por Ronnie Ronnie Duarte, Leonardo Accioly (vice-presidente), Fernando Ribeiro Lins (secretário-geral), Luciana Brasileiro (secretária-geral adjunta) e Sílvia Nogueira (tesoureira).

Em discurso emocionado, Ronnie Duarte comparou a sua missão ao amor pelo futebol e a fé pelo sacerdócio. “O que nos move a trabalhar em favor da OAB é o amor e a fé. Amor a uma profissão a quem devemos tudo e fé na indispensabilidade dos advogados para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e solidária”, disse ele.

A condução da OAB-PE foi passada para Ronnie Duarte pelo presidente Pedro Henrique Reynaldo Alves, que conduziu a Ordem de 2013 a 2015. Na despedida, elogiou o trabalho, dedicação e afinco do seu sucessor e disse ter gratidão. “Nenhum dever é mais importante do que a gratidão”, disse, citando o pensador Cícero. Segundo Pedro Henrique é uma satisfação grande transmitir o “honroso cargo para tão qualificadas mãos”.

Cerca de 30 autoridades fizeram parte da mesa de solenidade, entre elas o governador de Pernambuco, Paulo Câmara; o prefeito do Recife, Geraldo Julio; os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Francisco Falcão, Luiz Alberto Gurgel de Faria e Nefi Cordeiro; o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE), Leopoldo Raposo; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa; o presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE), Marcos Loreto, além dos ex-presidentes da OAB-PE Ademar Rigueira, Henrique Mariano, Jorge Neves e Jayme Asfora.

Com informações da OAB-PE