Conselho faz primeira reunião e aprova contratação de auditoria
O novo Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Espírito Santo (OAB-ES) fez sua primeira reunião na manhã desta sexta-feira (18/01), em sessão extraordinária, e aprovou a contratação de uma auditoria administrativa e financeira na entidade. A decisão foi tomada após o presidente José Carlos Rizk Filho, o tesoureiro Ricardo Holzmeister e o conselheiro Walterleno Noronha levarem a conhecimento do Conselho a situação como o caixa da Ordem foi encontrado no dia 1º janeiro.
"Nosso início não tem sido fácil. Quero agradecer a todos que estão diuturnamente nos ajudando, como o nosso tesoureiro Ricardo. Passamos esses dias avaliando as contas, revendo contratos, renegociando, constatando a dificuldade e priorizando o pagamento dos salários dos nossos funcionários. Chamou atenção a falta de procedimentos básicos com relação a alguns gastos. Mas estou muito animado para tocar em frente os nossos projetos", declarou o presidente.
Um crédito de R$ 300 mil foi liberado pela OAB Nacional para assegurar o pagamento das despesas prioritárias de janeiro. Além da medida, a Ordem disponibilizou em seu site o boleto para pagamento da anuidade 2019. "Agradeço a todos que já puderam contribuir com o nosso caixa. Temos muito trabalho pela frente ", relatou Holsmeister.
Para a vice-presidente da Ordem, Anabela Galvão, os conselheiros terão que trabalhar muito, apoiando a diretoria, para a Ordem conseguir vencer seus desafios. "É uma honra estar aqui no Conselho novamente, em uma outra OAB. Sabemos que as dificuldades serão muitas, mas vamos realizar nossas propostas. Vamos mostrar que a Ordem é uma instituição de peso", acrescentou.
O novo diretor de Prerrogativas, Eduardo Sarlo, destacou o fato de boa parte do Conselho ser jovem. "Essa casa está renovada. Temos um conselho jovem, que fará muito bem à OAB. Vamos resgatar os valores da nossa advocacia", destacou.
Durante a reunião, todos os conselheiros tiveram a palavra para uma breve apresentação. Além de aprovarem uma auditoria nas contas, os conselheiros elegeram o advogado Alberto Nemer como novo presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB. "Nosso objetivo é fazer um trabalho equilibrado. Punir quem tiver que ser punido, mas avaliar e arquivar com mais agilidade os casos em que não se constatar irregularidade do advogado", afirmou Nemer.
Em outro tema da pauta, o presidente Rizk apresentou a proposta de criação de uma comissão para revisar a localização das subseções da Ordem pelo interior. "Há casos em que as subseções estão muito próximas, com advogados levando apenas 20 minutos de uma para outra, e há casos em que estão muito distantes. Há que se fazer um estudo detalhado dessa situação", defendeu Rizk.
iTurn Sistemas de Gestão