Semana da Advocacia inicia com a presença do vice-presidente do Conselho Federal
A abertura do Ciclo de Palestras da Semana da Advocacia 2017, no Centro de Convenções de Vitória, teve a presença do vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Luís Cláudio da Silva Chaves, que compôs a mesa de cerimônia ao lado do presidente da OAB-ES, Homero Mafra, da diretoria da Seccional, e das demais autoridades.
Luiz Cláudio enfatizou em seu pronunciamento a importância da advocacia para a sociedade. “O advogado não é apenas imprescindível à administração da Justiça, razão pela qual ele tem que discutir as metas e atuações do Poder Judiciário para eficaz prestação jurisdicional, mas o advogado é indispensável à pacificação social de qualquer conflito em uma sociedade democrática de direito. Devemos valorizar a advocacia e dessa forma o cidadão brasileiro que espera muito de nós. A advocacia não é apenas nosso meio de vida e sim a razão da nossa vida.”
O vice-presidente do Conselho Federal convidou os advogados e advogadas capixabas para a grande Marcha da Defesa das Prerrogativas, no próximo dia 22 de agosto, em Brasília, às 14h.
Em seguida, o presidente da OAB-ES, Homero Mafra, se dirigiu ao desembargador Fábio Clem de Oliveira, presidente em exercício do TJES, falando: “a Mesa Diretora vem enfrentando graves problemas e quando a Ordem adota determinada posição , é porque nós advogados sabemos que um Poder Judiciário forte e efetivo é tudo aquilo que queremos.”
Homero Mafra falou também do seu contentamento com a presença do professor Sérgio Ferraz. “Esse que foi um dos grandes amigos de Milton Murad, do qual eu sou discípulo. Lembro que conversando com o professor Sérgio Ferraz no gabinete do presidente Claudio Lamachia, ele dizia ‘eu tenho uma segunda pele que se chama Ordem dos Advogados’, esse é o espírito que norteia os homens da Ordem”, citou o presidente da Seccional.
Ao encerrar sua fala, Mafra agradeceu a diretoria. “É muito fácil dirigir uma Ordem quando se tem Simone Silveira como vice, Giulio Imbroisi como tesoureiro, Érica Neves como secretária-geral adjunta e tenho que ressaltar quando se tem um secretário-geral da estirpe de Ricardo Brum. Hoje podemos navegar e navegamos em águas tranquilas, porque nós temos o maior secretário-geral da história da OAB-ES. Digo isso porque conheço a história da Ordem, poucos têm a dimensão de Ricardo Brum.”
Diretor da ESA/OAB-ES, Rodrigo Mazzei, afirmou que este é um momento de otimismo. “Vivemos de fato um processo de unificação da advocacia capixaba que vem sendo feito de uma forma madura. Esse encontro não é apenas acadêmico e sim da advocacia, que acontece agora não apenas na capital, mas também em diversas subseções. É um momento que estou muito feliz e extremamente otimista. Faço questão de registrar o apoio incondicional do presidente Homero e de toda diretoria para realização deste evento.”
Além das autoridades citadas, também compuseram a mesa de abertura do evento a vice-presidente da OAB-ES, Simone Silveira, o diretor tesoureiro, Giulio Imbroisi, a secretária-geral adjunta, Érica Neves, o presidente da CAAES, Carlos Augusto Alledi de Carvalho, o conselheiro federal, Luciano Rodrigues Machado, o desembargador, presidente em exercício do TJES, Fábio Cleim de Oliveira e o professor Sérgio Ferraz.
Também prestigiaram o evento os presidentes das Subseções de Vila Velha, Ricardo Holzmeister, da Serra, Ítalo Scaramussa, de Linhares, Rodrigo Dadalto e de Cariacica, Aloísio Lira.
Para iniciar o evento o Hino Nacional foi interpretado pela advogada Thuzza da Conceição Machado Pedreira de forma encantadora com a apresentação conjunta com a Camerata Sesi-ES, que brindou os participantes também anteriormente com algumas canções.